18/11/2011 The Economist relaciona Lei da Anistia com violência policial de hoje em dia – Época

Por José Antonio Lima

A revista britânica The Economist publica em sua edição desta semana uma reportagem sobre o Brasil com uma tese um tanto polêmica, relacionando o fato de o Brasil não punir os militares que cometeram crimes em nome do Estado durante a ditadura militar com a violência policial de hoje em dia.

A Economist fala sobre a aprovação da Comissão da Verdade (que foi sancionada nesta sexta pela presidente Dilma Rousseff), afirma que diversas lideranças políticas da atualidade foram vítimas do regime militar, lembra que vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile agiram muitos mais rápido para punir crimes como tortura e assassinato cometidos por agentes do Estado e que, enquanto isso, o STF manteve em vigor a Lei da Anistia apesar de recomendação contrária da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Depois disso, a publicação afirma que a violência policial de hoje em dia é uma das consequências da “história de repressão não reexaminada” do Brasil.

“Não é por acaso que a polícia replica o padrão de violações dos direitos humanos como a da ditadura militar”, diz Átila Roque diretor da Anistia Internacional no Brasil. O aparato de segurança do Brasil foi construído pelos generais e foi pouco reformado. A cada ano, a polícia do Rio de Janeiro sozinha mata mil civis, a maior deles pobres e negros. Eles são geralmente acusados de resistir à ação policial – mesmo aqueles que levam tiros na nuca ou demonstram sinais de espancamento. Muitos policiais realizam extorsões e matam aqueles que entram em seu caminho. Patrícia Acioli, uma juíza que sentenciou cerca de 60 policiais pertencentes a esquadrões da morte e milícias, foi assassinada a tiros em 11 de agosto. Um oficial de alta patente foi preso sob suspeita de ordenar o ataque. A tortura policial é raramente punida e geralmente aplaudida como a única alternativa à anarquia.

_

Fonte: http://colunas.epoca.globo.com/ofiltro/2011/11/18/the-economist-relaciona-lei-da-anistia-com-violencia-policial-de-hoje-em-dia/

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>